sexta-feira, 15 de março de 2013

Preparar a Páscoa fazendo faxina na vida! - Meditações na Quaresma no ILEP


Com muitas risadas, expressões de surpresa no rosto e olhares atentos celebramos as meditações na QUARESMA no Instituto Luterano de Educação do Parecis – ILEP – com as crianças do Berçário até o 4º ano do Ensino Fundamental.

No cenário montado para a encenação se encontravam muit@s “amig@s” e, claro, avental e espanador para a faxina! Ao serem perguntadas, sempre de novo: - “Mas o que eu estava fazendo mesmo?” as crianças respondiam, espontaneamente: - “Fazendo faxina para a Páscoa!”. A conclusão da encenação trouxe a reflexão para a Quaresma: “Tentando fazer a faxina da casa para a Páscoa e sendo interrompida tantas vezes pelo pedido da minha mãe para que levasse um abraço e um remédio à Tia Ana que estava doente; pela Julieta, minha amiga, para que a auxiliasse a fazer a tarefa de casa; pelos miados da gatinha para que a socorresse de alguém que tentava lhe acertar uma pedra; e para devolver um brinquedo que levei enganado do Amigo Pooh, quando brincávamos juntos no dia anterior, percebi que o mais importante não é fazer a faxina da casa. Claro! Casa limpa e cheirosa evita doenças e é agradável para morar. Mas, O MAIS IMPORTANTE É FAZER FAXINA NA VIDA, NO CORAÇÃO! Colocar em ordem o que não está no lugar! Avaliar nossa postura diante das pessoas e da vida! Buscar maior proximidade com Deus e com o próximo! A atenção aos amigos, o carinho e a solidariedade para com quem está triste ou doente, a oração por pessoas em diferentes situações, o cuidado com os animais e com a natureza criada por Deus  faz parte da nossa preparação para festejar a Páscoa – a Festa da Vida!”

Cada criança recebeu uma dobradura de coelho para fixar na cabeceira da cama. O coelho guardava consigo uma oração de Quaresma para orar antes de dormir, até a chegada da Páscoa: Querido Deus, eu te peço: Permita que neste tempo de QUARESMA eu possa me preparar para festejar a PÁSCOA de Jesus. Que eu respeite meus familiares e professoras e auxilie meus colegas com alegria; que eu seja atenciosa(o) e carinhosa(o) com quem está triste ou doente; que eu consiga perdoar quem me ofende e seja humilde para reconhecer meus erros; que eu valorize o que é bom e seja capaz de amar as pessoas com suas diferenças. Deus querido, cuida também de mim! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário